Fonte Fria

Fonte Fria em 1866                                     

Fonte – Guia Histórico do viajante

 Fonte Fria atual

Fonte – Internet

A Fonte Fria do Bussaco foi mandada construir por D. João de  Melo, nos finais do séc XVII. Sempre foi considerada a fonte principal da mata. Tanto esta como as outras fontes eram de extrema importância, pois abasteciam as ermidas, os jardins e o convento.

É o Conselheiro Rodrigo de Morais Soares que em 1866 recupera a fonte do estado degradado em que ficou.  As escadarias laterais foram substituídas por um escadório central, que era dividido por dez lanços de escadas, cada uma com um pequeno patamar. E são colocados mosaicos, vindos excepcionalmente de Condeixa, no muro de pedra, ao longo da escadaria. Sendo um apaixonado pela natureza e pelo local, reformador da mata, aumenta ainda a variedade de espécies.

Gostaríamos de vos alertar para a importância de proteger a Natureza. O Homem cria, mas também destrói. Esta vasta floresta nasceu graças ao Homem, mas o mesmo Homem também tem o poder de a destruir. Vamos tomar ação, e proteger o nosso meio ambiente. E por onde podemos começar? Por exemplo, já que aqui está, pegue numa bolota caída no chão e plante na sua casa. É só uma ideia.